quarta-feira, 12 de setembro de 2012

#Le Escotismo - Especialidades


Algo que realmente não entendo é por quê as pessoas cismam que as escoteiras precisam tirar especialidades "de meninas"; vocês sabem, cozinheiro, confeiteiro... Fico contente demais em ver uma menina com especialidade de, sei lá, Mergulho. Claro que ainda não vi nenhuma menina com Mergulho no braço, mas seria bacana.

A nossa sorte é que isso está mudando. Me pergunto se isso tem a ver com o "Escoteiro não tem essa coisa de ser menina ou menino, tem que ser forte, dar a cara ao tapa, encarar as dificuldades, saber cortar lenha como um homem.", porque acreditem, já escutei isso. Lembro que a minha reação foi a de virar a cabeça e dizer "O que?", mas a pessoa já estava longe; de qualquer forma, nunca esqueci. Mas opiniões controversas a respeito do Escotismo é assunto para outro post.





Ter uma especialidade é basicamente ter conhecimento de um determinado assunto; tirar um tempo pra se dedicar àquilo, estudar, se informar... Não é que você vá ter um doutorado em Arco e Flecha, mas pelo menos uma base você terá para poder lidar com alguma adversidade. Você tem um montão de coisas para se interessar, é impossível que ao menos um não te chame a atenção. E quem sabe até não te ajude a definir sua futura profissão?

O bacana mesmo é já começar tirando Nível Dois (2/3 da listagem da especialidade); daí em diante, é só alegria :)

Tirar especialidade não é tão difícil. Talvez seja chato achar examinador, mas não é impossível. Lembrem-se que os Escotistas não são Doutores Sabe-Tudo, então se não pudermos te ajudar de cara, vamos te ajudar de qualquer forma. Acho super bacana quando vejo as escoteiras com os braços cheios de Nível 2 (pelo menos, mas o diver é Nível 3), porque mostra que ela realmente se interessou e correu atrás.

Meninos, não estou dizendo que vocês não são interessados!

Mas algo que me pergunto muito também é por quê raios os rapazes podem tirar, sei lá, confeiteiro, e uma moça tirar Artes Marciais é tão cheio de "meu Deus do céu!". É porque é mulher e mulheres "não tem força, garra, determinação e o lugar delas é na cozinha", tipo... oi? 2012, oi? Hora de mudar, certo?

Olha, o que não falta é assunto! Não sei se já viram o novo Guia de Especialidades (aposto que sim!), mas tem uns novos que, particularmente, achei super bacana. Se alguma escoteira tiver Le Parkour, me manda uma foto hehe!

Além do mais, você precisa de determinadas Especialidades para conquistar o Cruzeiro do Sul, os Cordões, a Insígnia de Aeronauta, a Lis de Ouro e o Escoteiro da Pátria. No início, ler aquelas recomendações são chatas mas pensa no quão legal vai ficar a foto no seu mural (brincadeirinha, parece até coisa de patricinha, mas é verdade, imagina só que legal!). Uma vez vi uma escoteira toda serelepe com o Cordão Verde-e-Amarelo e confesso que até fiquei emocionada.

Abaixo apresento a vocês a listagem de todas as Especialidades, a atualizada. Peguei a lista do site do GEAT, clique em cima do assunto para ver o que é requerido.




CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DESPORTOS 
Skateboard (nova)
Astronáutica (nova)
Tênis (nova)
Triatlo (nova)
Echolink (nova)


SERVIÇOS
Entomologia (nova)
Geografia (nova)
Web design (nova)
Costura (nova)

CULTURA
Grafite (nova)
Minhocultura (nova)
Malabares (nova)
Multimídia (nova)
Videogame (nova)
Reciclagem (nova)

DESPORTOS
Arco e Flecha (nova)
Capoeira (nova)
Escalada (nova)
Socorrismo (nova)
Futebol (nova)
Gamão (nova)

HABILIDADES ESCOTEIRAS


  
De qualquer forma, o que quero passar pra vocês é que não deixe que o mimimi de ser menina acabe com aquela sua vontade de tirar especialidade de Montanhismo. Vai ser feliz, guria! =]

SAPS!
































































2 comentários:

Lego disse...

Eu sou guia e concordo com voce, por exemplo, tenho especialidade de artes marciais e futebol ambas nivel 2 e todos estranham quando descobrem, mas tambem tenho especialidade de confeiteiro, o que eles acham super normal!

Sofia Marchetti disse...

Adorei seu blog!

Postar um comentário