terça-feira, 11 de setembro de 2012

Papo Menininha #1 - Unhas


Uma das coisas que é mais importante para nossa saúde em um acampamento e que também conta em inspeção, são as unhas. Limpas, sujas, curtas, longas, de qualquer forma, você vai precisar estar com elas "em dia".

Na maioria das vezes sou a chefe que coordena a parte de higiene da inspeção e puxo muito a orelha dos meus escoteiros quanto a isso. Às meninas recomendei unhas curtas, já explico por que, e, de preferência, sem esmalte.

Vamos aos fatos.




Infelizmente não achei uma foto aqui de antes do acampamento, mas minhas unhas estavam pintadas de "céu estrelado" (algo meio preto com coisinhas em prata). Até pensei em ir na manicure antes de ir para o acampamento mas desta vez resolvi "dar a cara ao tapa" e ver se elas sobreviveriam quatro dias sem cuidados. Eis o resultado:


Não sei como saiu basicamente tudo da mão esquerda, se sou destra, mas enfim. 
Isso foi porque não cortei lenha, como os outros chefes, mas de fato, minha unha prendeu pra caramba no zíper do saco de dormir e da barraca. Elas ficaram bastante sujas, porque montamos barraca e mexer com terra e mato realmente é complicado.

Portanto, eis  as recomendações:

+ Unhas curtas

Mantenha-as SEMPRE limpas. Claro que você não vai sair do seu campo a cada dois minutos pra isso, mas assim que tiver tempo, abra sua mochila e pegue um pau de laranjeira e passe por dentro das unhas. Mesmo que saia um pouquinho, não deixe de fazer isso. Pode até sangrar um pouco porque sua unha é curtinha, mas não o deixe de fazer.

+ Unhas médias e longas

Mantenha-as SEMPRE limpas e prepare-se para voltar para casa sem elas. Por isso sugeri levar uma lixa de unha na mochila. As probabilidades de você lascar e quebrar são infinitas, vide pelas minhas; cada uma está de um tamanho e se virem de perto, a maioria está lascada. Limpe-as sempre que tiver tempo, e caso perceba que ela está para quebrar ou lascar, lixe; melhor acabar logo com esse 'descama e sai' da unha, antes que grude em algum canto, quebre mais e acabe machucando.

Assim que você chegar em casa, tomar banho, descansar um pouco, verifique suas unhas, isso vale para todos os tamanhos. Veja o estado desesperador das crianças e novamente, limpe-as com o pau de laranjeira; assim que o fizer, passe alguma base fortalecedora ou se você for do tipo de moça dura na quebra, crave as unhas numa cebola.

Depois disso, trate-as como suas filhas mesmo. Parece exagero mas continue limpando-as sempre. As impurezas da terra são super complicadas de sair das mãos e você sempre pode acabar esbarrando com a mão na boca ou pior, nos olhos.


No meu caso, tive dois "agravantes": O primeiro é que tenho uma alergia absurda com mosquitos e mesmo que estivesse de óculos, não impedia que eles me picassem; e o segundo, é que para sair da barraca ou até mesmo subir/descer as mini trilhas, precisávamos colocar a mão no chão, na terra. Parece bobagem ficar com o olho assim, sabendo bastante sobre poeira e sujeira, mas é que na hora a gente não se liga, sério. Então, atenção SEMPRE!

Caso já esteja assim, procure soro fisiológico na caixa de primeiros socorros e vá fazendo pequenas compressas com algodão, para diminuir o inchaço.

De qualquer forma, tanto quanto qualquer outra coisa, aquele papo de colégio e de casa, de 'não ponha a mão na boca', 'não ponha a mão no olho' é super válido para um acampamento. Mesmo. Repito: parece até bobagem e desnecessário falar disso, mas é de suma importância que isso não saia da sua cabeça, em nenhum momento!

SAPS!

2 comentários:

MakeUp Maker disse...

O Blog está AHAZANTE. Boa Sorte Debb.

Chefe Osvaldo disse...

Interessante. Também acredito muito nas escoteiras. Não ficam a dever nada aos escoteiros. Parabéns a todas.

Postar um comentário