quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Papo Menininha #2 - TPM & Derivados


Que atire o primeiro espeque a garota que nunca foi a um acampamento subindo pelas paredes, com TPM? Ou pior: que nunca tenha passado pela terrível experiência de "apitar para o jogo do Internacional começar"?

Sei que é altamente desesperador.. agora imagina: sua patrulha é só de meninas e todas resolvem ficar de TPM juntas; ou você tem um pobre coitado perdido na sua patrulha e tem que lidar com montes de meninas (ou ok, uma, que seja!) tacando rolo de sisal e panelas no chão porque um elemento está mais preocupado em analisar as formiguinhas trabalhando?

E por que nós, chefes, temos que sofrer junto?

OBS: Se você é menino e não curte papos "sangrentos" e "melequentos", melhor parar por aqui!




Para começar, é um verdadeiro terror você ficar "misturada" em um acampamento, pelo desconforto, pela meleca, por tudo. Piora ainda mais quando você não tem como tomar banho!

Mas vamos por partes, diria Jack.
Comecemos pela TPM.

Tensão Pré Mestrual em pleno acampamento. Acredito que a coisa seja bem ruim se você é monitora ou sub, porque você tem uma patrulha pra cuidar e qualquer coisinha é motivo de explosão. Imagina rolo de sisal voando, espeque e pólo voando, "frigideiradas" na cabeça, por uma TPM?
A melhor coisa a se fazer é a velha tática de respiração. Se você vir um elemento parado, olhando para as formiguinhas trabalhando, respire muito fundo e conte até dez; se necessário, até cinquenta (sim, pule números mesmo). O importante é que você não aja por impulso e que essa explosão não dê problemas para a sua patrulha. Se você é um elemento, respire bastante e segure o impulso de ir dedurar a coleguinha para a monitora ou pro chefe. É dever da monitora/sub fazer um relato de quem está ou não levando o grupo para o fundo.

crédito: Mulher de 30

Pior é quando a TPM atinge aquele grau do "ninguém me ama, ninguém me quer, minha patrulha me odeia, me jogarei do precipício, deixo meu videogame para meu gato". Independente do teu cargo na patrulha, aqui também vale o método de respiração, bem fundo, contar até cem (porque a situação exige medidas extremas) e falar. Se a menina já for do tipo dramática, ela com certeza vai para um canto isolado depois chorar ou fará tudo chorando. A "parada" é não entrar na vibe e não brigar. Mesmo que seja insuportável e você queira arrancar cada um dos fios de cabelos dela, mantenha a calma.

Se for a monitora, tenha cuidado: você nunca sabe o que uma garota de TPM e líder pode fazer contigo no meio da noite!

Pior do que a TPM é quando literalmente o que você menos esperava, resolve acontecer. É um dos motivos pelos quais você precisa sempre andar com um absorvente na mochila, seja pra acampamento, seja para colégio. Prevenção, SEMPRE!

Se você já mestruou, espero mesmo que já tenha ido ao médico e verificado tudo que se tem que verificar. Presumo também que saiba o que acontece e a razão pela qual acontece.

Mas o que fazer se a menina nunca mestruou e tem a incrível "sorte" de ficar mocinha justamente em um acampamento?

Primeiro passo: Mantenham a calma, isso é primordial. Possivelmente vocês têm uma chefe mulher e ela poderá ajudar a manter a calma. Agora, se só tiver homens presentes, não seria muito bacana ir até eles. Não que não seja necessário, mas são homens, né, nesse momento tão bonito e melequento, pedir auxílio a um, com certeza irão dizer "procura a fulaninha", porque eles não têm muito conhecimento de como passar isso a uma mocinha.

Nos dias atuais, todo mundo sabe o que é sexo e como a coisa toda funciona, mas muitas meninas não entendem como a coisa se dá quando você fica mestruada. Se pode ou não fazer quando se está naqueles dias, por que sangra todo mês. Aí entra o papel das mães/tias/primas/avós e até mesmo das amigas que, mesmo que fiquem encabuladas, vão quebrar o galho.

O importante é não levar isso como piada, apesar de a vontade inicial é a de querer rir pela infelicidade da colega. Não façam isso.


E a cólica?

Se você sente a "cólica do desespero" (cólica do desespero = "socorro, estou rasgando por dentro, arranquem meu útero, preferia tomar Benzetacil no olho, fazer vinte provas de Álgebra, mas por favor, acabem com essa dor!"), por mais difícil que pareça ser, tente manter a calma. Você está no meio do mato, dividindo barraca com outras meninas que, ok, podem até ser solidárias com você, mas não podem fazer nada para te ajudar. Por isso, quando achar que está chegando o dia e se por algum acaso estiver próximo de um acampamento, coloque na mochila também um remédio para cólicas, o que você estiver acostumada. É bem capaz que não tenha na caixa de Primeiros Socorros e inclusive pode quebrar o galho das outras meninas.

Agora se a cólica foi aquela pontadinha dolorida mas que dá para aguentar, aguente. 

Mas e se vier aquele jato no estilo Cataratas do Iguaçu?

Para começar, você precisa conhecer seu fluxo e como funciona no primeiro dia, no segundo... até o final. Se você sabe que é tempo de jato forte, se previna com um absorvente que aguente isso, de preferência um noturno. Não tem problemas de usar noturno durante o dia; o importante é que você não precise sair a cada cinco minutos, andando como um pinguim bêbado. Quanto mais confortável você puder ficar, é melhor.

De qualquer forma, recomendo sempre no mínimo dois absorventes noturnos na mochila. Durante o dia você acaba se irritando, se estressando, correndo e até esquece de trocar e quando percebe, já era. 

Não tem aquela parada de absorvente interno? Eu posso usar?

Esse é um ponto meio "dramático", porque as opiniões variam muito. Na minha, por exemplo, gosto de aconselhar só usar depois de você já ter relações sexuais, porque você acaba sabendo para onde a coisa está indo. Absorvente interno é muito chatinho porque, se você não colocar direito, pode te incomodar e até mesmo machucar. 

De qualquer forma, se você prefere correr o risco, recomendo veementemente você procurar sua médica e aprender com ela como funciona o lance do absorvente interno. 



Resumindo, em todos os casos é sempre bom você procurar um médico ginecologista, sendo ou não mocinha. E andar sempre prevenida, especialmente em acampamentos, onde os níveis de estresse contribuem para a mestruação vir antes (se vier depois, melhor ainda, mas se vier antes...); por isso, repito, ande sempre com absorventes, sempre!

SAPS!

0 comentários:

Postar um comentário